Evitando cárie na infância

A cárie é uma doença que surge com o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, mas que pode ser prevenida com uma boa higiene bucal. Assim, podemos dizer que é um problema capaz de ser evitado em qualquer fase da vida, inclusive na infância. Basta adotar uma rotina correta de alimentação e limpeza dos dentes. Crianças que têm alta ingestão de açúcares, higiene dentária deficiente ou negligenciada pelos pais estão mais propensas a desenvolver a doença.

Como se formam as lesões?

O processo de formação da cárie é o mesmo para a dentição decídua e permanente. Tudo começa com a colonização das bactérias bem na superfície do dente. Elas, por sua vez, começam a metabolizar carboidratos fermentáveis, como a própria sacarose, e produzem ácidos orgânicos, o que faz o pH da boca diminuir. Se este cenário persistir por mais 30 minutos, o esmalte dentário já começa a ser desmineralizado e, assim, surgir a lesão cariosa. Se o problema não for diagnosticado a tempo, acaba refletindo em um tipo de cárie mais grave, podendo destruir toda a coroa dentária.

Cuide do sorriso do seu filho

A cárie pode ser totalmente evitada. Ainda mais nos dias de hoje em que a odontopediatria é bastante voltada para a prevenção do problema. Sabemos que uma criança pode sim crescer livre de cáries desde que os pais sejam orientados quanto a importância da higiene bucal. Leve seu filho regularmente às consultas para fazer aplicações de flúor e siga todas as recomendações do dentista, assim é possível proteger o sorriso da criança dessas lesões.

Lucas de Oliveira, 1955, 1º andar
Petrópolis - Porto Alegre/RS